Foz do Iguašu / Itaipu - Polo Astron˘mico

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR [+]

DESCRIÇÃO DO PASSEIO

Instalado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho é um dos pouco complexos no mundo a reunir, de forma totalmente integrada, planetário e observatório astronômico. Trata-se de um novo atrativo turístico e educacional de Foz do Iguaçu.

O Planetário, com capacidade para atender até 73 pessoas por sessão, permite aos visitantes contemplar um céu virtual, projetado numa cúpula de 11 metros de diâmetro e 8 metros de altura. Essa projeção simula a visão de um observador em qualquer latitude do planeta Terra e o céu projetado pode ser do passado, do presente ou do futuro.

Já no observatório, que possui uma cúpula de 6 metros de diâmetro, os visitantes podem observar, por meio de quatro telescópios com excelente poder de resolução, a Lua, os planetas e aglomerados estelares e algumas galáxias.

Além de se integra aos atrativos turísticos do Destino Iguaçu, que inclui Foz do Iguaçu e a região trinacional, o Polo é uma importante ferramenta de divulgação da ciência. Para isso, o Polo Astronômico disponibiliza uma biblioteca especializada, um auditório com capacidade para 35 pessoas e o espaço Universo, onde estão expostos os globos dos planetas do sistema solar.